sábado, 21 de março de 2009

Confirma-se!

Ontem como disse, lá rumámos às consultas com o Principe. Estava um bocadinho chateado, dizia que ia para a escolinha, que não queria ver médico nenhum. Tudo porque ainda no principio do mês fomos à médica de familia, para a consulta dos 5 anos, e saíu de lá com uma vacina em cada braço. Agora estava com medo de acontecer o mesmo.
Chegámos a um espaço muito acolhedor, ao centro de desenvolvimento da criança. O Principe começou logo a brincar com tudo o que lá estava, assim como o pequenito, que adora passear, dava gritinhos de euforia.
Esperámos cerca de meia-hora. Primeiro fomos atendidos por uma Drª muito simpática, de pedopsiquiatria, de seguida foi consulta de neuropediatria, também uma Drª espectacular, com consultas com mais de 1 hora e meia cada uma.
No fim, a neuropediatra disse mesmo que realmente, as nossas suspeitas de Sindrome de Asperger, estavam correctas. Só poderia mesmo ser, pois ele encaixa em muitas caracteristicas. E que finalmente, vai-nos passar um diagnóstico!!!Conseguimos! Estou tão aliviada! Finalmente alguém me diz que eu estava certa, quando sentia que o meu filho não era uma criança dita "normal". E no fim de ir a consultas de isto e daquilo, me dizerem que ele era assim porque tinha falta de vista, ou que não ouvia bem, ou que era falta de atenção, e eu a sentir que havia algo mais, mas no fundo até tinha medo de descobrir o quê.
Para quem não sabe, a Sindrome de asperger pode ser passada despercebida, se olharem para o meu filho não notam nada. Pois é mais uma questão comportamental, são anti-sociais, por exemplo, centros comerciais, festas de aniversário ou mesmo convivios familiares, podem ser uma verdadeira tortura para estas crianças. Fazes-lhe confusão, a própria confusão, o barulho. E agora percebo as birras que ele fazia nestes locais.
A consulta correu tão bem, ele cooperou em tudo, sendo um local desconhecido, é tão acolhedor que ele se sentiu seguro e esteve sempre bem. Só mesmo no fim, já estava impaciente por estar ali no mesmo espaço há muito tempo e lá fez uma birrinha, mas passou logo.
E como era hora de almoço tivémos mesmo de ir a um centro comercial para comer. Para ele foi um desafio e para nós também é. Até que não estava muita gente e ele portou-se a altura. Acreditem ou não, foi pela 2ª vez ao mcdonald´s. Pois não temos esse hábito cá por casa. Depois fomos um bocadinho até ao parque infantil lá no centro comercial, e ainda demos um pulinho ao Toys'r'us, onde para minha surpresa, ele se comportou à altura! Fiquei tão orgulhosa! E é assim mesmo, por vezes temos de os levar para onde eles se sentem mais inseguros, para conseguirmos fazer uma vida normal, até porque vivemos numa sociedade e eu não posso e não quero fechar o meu filho numa redoma.
Ainda aproveitámos para tirar umas fotos com a mascote do centro comercial, uma bela e gigantesca sereia, que ele adorou!!
No caminho de casa, passámos pelo centro paroquial, para falar com a psicóloga dele e recebemos mais uma boa noticia! Que finalmente vai começar a terapia da fala na escolinha dele! Duas vezes por semana! Já não era sem tempo!
Fomos buscar a Princesa à escolinha, e falei logo com a coordenadora e com a educadora do Principe que ficaram super contentes de tudo se estar a encaminhar.
Finalmente o meu coração de mãe, que andava apertado por ver as portas a nos serem fechadas está mais aliviado!! Agora só quero pensar em ajudar o meu filho, com muito apoio, muita compreensão, muito carinho, paciência, pois é essencial para o desenvolvimento dele.

E mais uma vez me desculpem a ausência dos vossos blogues! Mas não tenho conseguido visitar-vos com muita pena minha!!! Mal possa visito-vos!
Temos como sempre um fim-de-semana muito ocupado! Hoje o bisavô paterno faz anos, e vamos preparar algumas guloseimas para a festa em familia (mais uma batalha para o principe).
E no domingo, vamos visitar a bisavó materna que fez anos ontem também.
A todos um excelente fim-de-semana!!

9 comentários:

Mafalda disse...

Fico feliz por saber que estão no caminho certo e tudo se está a compor :)))
Bom fim de semana.
Beijinhos felizes

Mamã e bebé disse...

Olá mamã! Fico super contente por estares mais aliviada...coração de mãe não engana mesmo não é? Fazes bem em levá-lo para onde não se sente tão seguro, para que ganhe mais confiança :-))
Que corra tudo bem na terapia da fala :-)
E muitos muitos parabens aos aniversariantes :-)
Beijinhos grandes

Unknown disse...

Tenho a certeza qu tudo correrá bem...afinal o amor de mãe tudo pode...beijinhos grandes com muito carinho.

Unknown disse...

Ainda bem que conseguiram um diagnóstico... a busca é terrível...

Se o teu filhote for bem encaminhado, será um adulto perfeitamente normal... deve inclusivé ter uma inteligência acima da média... tem é que saber utilizá-la!!

Vais ver, o amor e cuidados de mãe resolvem tudo. Pelo menos á o que me tenho tentado convencer ;)))

Bjs

T disse...

Ainda bem que têm finalmente o diagnóstico. Bjs grandes

Unknown disse...

Que bom que ja está td encaminhado, e fico contente por ja te sentires mais aliviada, vais ver que td vai se encaixado nos seus devidos lugares. Força p enfretares melhor o dia a dia! tudo de bom e muitos beijinhos p tds!

Unknown disse...

Tens um miminho no meu blog!

passa por lá!

bjkas

Unknown disse...

Pelo menos já têm a confirmação do diagnóstico. Agora vai tudo correr bem, com muito amor e muita força.
Muitos beijinhos pata os dois.

cvcsvg disse...

Ainda bem que estás mais aliviada!
É sempre bom saber.. não é?

Beijinhos